quinta-feira, 18 de setembro de 2014

USO DAS TECNOLOGIAS NA PECUÁRIA

Estudos comprovam que o uso da tecnologia na pecuária bovina permite evitar o desmatamento de mais de 300 mil hectares de florestas para a implantação de pastagens entre a década de 1970 e 2002 no Acre.
A Embrapa Acre recomendou pastagens estabelecidas com gramíneas e leguminosas, devido às condições ambientais da região, quando manejadas em sistemas de pastejo rotacionado e isso, tem contribuído para aumentar a produtividade, a rentabilidade e, principalmente, a sustentabilidade dos sistemas de produção pecuários da região.
Atualmente, o Acre possui cerca de 2 milhões de cabeças de gado em aproximadamente 17.500 propriedades com 1.450.000 hectares de pastagens. Mais de 50% do rebanho bovino do Acre encontra-se em cerca de 16.800 pequenas e médias propriedades com até 500 cabeças de gado.
A Embrapa Acre, em parceria com o governo do Estado do Acre (Seap, Seater, Imac) há quase 5 anos, têm investido em treinamentos constantes de produtores, técnicos, estudantes e multiplicadores e na implantação de propriedades de referência no uso das tecnologias nos sistemas de produção da pecuária de corte e leite em todo o Estado, pois, o modelo de pecuária sustentável não só garantiu aumento da produtividade do gado de corte e leite como também evitou o desmatamento de novas áreas de floresta nativa.
Ações de transferência de tecnologia como, recuperação de áreas degradadas e aumentar a capacidade de suporte das pastagens já existentes, adequadas às necessidades de pequenos, médios e grandes produtores tem sido focada na modernização da pecuária através de treinamentos na forma de cursos, palestras, seminários e monitoramento de propriedades demonstrativas que já permitiram a capacitação de mais de 1.500 pessoas entre extensionistas e produtores.
O resultado positivo é possível graças a um conjunto de tecnologias que envolve desde a recuperação de áreas degradadas, uso de gramíneas e leguminosas forrageiras adaptadas às condições de clima e solo de cada propriedade, divisão das pastagens com uso de cercas eletrificadas por energia solar, até o melhoramento genético do rebanho com inseminação artificial feita pelos próprios produtores.
Fonte: 
*Judson Ferreira Valentim - Eng. Agrôn. Ph.D. pesquisador da Embrapa Acre. judson@cpafc.embrapa.br
*Carlos Maurício Soares de Andrade - Eng. Agrôn. M.Sc. pesquisador da Embrapa Acre. mauricio@cpafac.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário